Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)

Avaliação para identificar perigos e realizar correções imediatas.

Com a publicação da nova NR-17 Ergonomia, surgiu o documento intitulado “Avaliação Ergonômica Preliminar”. Trata-se de uma avaliação inicial das condições de trabalho relacionadas à Ergonomia.

Como é realizada a Avaliação Ergonômica Preliminar?

A AEP é realizada por meio de visitas no local e entrevista com os trabalhadores. A Ergonomista responsável pela avaliação busca encontrar possíveis perigos relacionados a mobiliários, posturas de trabalho, carregamento de pesos, fatores psicossociais e a fatores ambientais. Como resultado, são propostas medidas corretivas imediatas e medidas de médio prazo de aplicação. As medidas são gerenciadas em um Plano de Ação.

Quais são os benefícios da Avaliação Ergonômica Preliminar?

A Avaliação Ergonômica Preliminar identifica os principais perigos relacionados a fatores ergonômicos. Com isso, a Empresa pode iniciar sua gestão de riscos ergonômicos. Quando não bem gerenciados, estes riscos podem causar afastamentos de trabalhadores e doenças do trabalho.

Por meio da Avaliação Ergonômica Preliminar, a Empresa inicia uma gestão de riscos eficaz. Além de elaborar a AEP, a Ergophysio assessora seus clientes na implantação das medidas de controle propostas durante as avaliações.